Home | A Clínica | Dra. Juliana Zochetti | Profissionais | Especialidades | Parcerias | Artigos | Eventos | Contato

Artigos

Entenda por que praticar pilates

Joseph Humbertus Pilates, nascido na Alemanha, nas proximidades de Dusseldorf, por volta de 1880, foi uma criança muito doente determinado em tornar-se fisicamente mais forte estudou e praticou várias formas de movimento durante sua vida, o que o levou a praticar e tornar-se especialista em cultura física, mergulho, esqui, boxe e ginástica. Durante a I Guerra Mundial aplicou seus estudos e seu método nos guerrilheiros mutilados, que sobreviveram ao vírus Influenza em 1918.

Emigrou para os Estados Unidos aonde fundou seu primeiro estúdio em Nova Iorque, onde atraiu os bailarinos e artistas que se beneficiaram com a técnica denominada "Contrologia" (construção do corpo para o movimento ou controle do corpo). E daí o método foi difundido para o mundo.

Hoje esse método recebe o nome de seu criador Pilates. Tem como objetivo principal desenvolver o corpo e a mente de uma maneira íntegra. O intuito é exercitar-se sem forçar o coração e outros órgãos internos. Busca um equilíbrio entre Corpo e Mente, a principal intenção de Pilates era fazer com que as pessoas fossem mais conscientes de si mesmo; atingissem a harmonia física e mental; estivessem em maior contato com seu ser total e integrado. Os benefícios vão desde o Alinhamento postural, aumento da mobilidade articular, facilita a drenagem linfática, aumenta: força, tônus e flexibilidade muscular; aumenta a resistência muscular, melhora a coordenação e equilíbrio, estimula a consciência corporal, auxilia no emagrecimento, recupera lesões, aumenta à capacidade pulmonar, melhora a estabilidade da musculatura paravertebral, abdômen e glúteos (Power house). Alivia estresse, tensões e dores; atenua a incontinência urinária, aumenta a eficiência dos movimentos, alivia a maior parte de dores nas costas, estimula uma maior oxigenação mental dentre outras que tornam o corpo mais eficiente.

O método é baseado em 6 princípios básicos:

Concentração: quando uma mente e um corpo trabalham juntos, é possível realizar um programa de exercícios que possa ser ideal. Concentrar-se principalmente nos músculos que realizam o movimento, visualizar os exercícios e o próximo passo a ser executado, auxilia o sistema nervoso a antecipar o movimento e relacionar uma correta movimentação.

Controle: todo controle dos exercícios realizados no método, devem ser feitos pela mente. Necessita de grande concentração por parte do praticante. Os movimentos que não apresentam controle do sistema nervoso central por parte do praticante, podem ser sem objetivo, contraproducentes, sem resultado e podendo ocasionar lesões.

O Centro – Centralização: o nosso corpo possui um centro físico que sustenta grande parte do movimento que fazemos. No método Pilates, esse centro é denominado de Power House (casa ou centro de força). Esse centro corporal é formado pela cintura pélvica , dentro dela estão o grupos musculares do abdômen ( reto abdominal, os oblíquos internos e externos e o transverso do abdômen), músculos paravertebrais, glúteos e músculos do assoalho pélvico (dentre eles o períneo) que tem por objetivo sustentar a coluna, proteger os órgãos internos e a postura.

Precisão: todos os exercícios devem ser executados com muita precisão. Os movimentos devem ser coordenados e assumir uma forma muito precisa.

Respiração: a importância de respirar de forma adequada durante os exercícios pode deixar o sangue mais puro, oxigenando-o e eliminando os gases nocivos. Devemos portanto durante a execução dos movimentos inspirar pelo nariz e expirar pela boca. A respiração deve encher totalmente os pulmões e eliminar todo o ar contido no mesmo.

Movimento Fluido: não devem existir trancos nos movimentos, nem ser exagerados e duros. Devem ser suaves e uniformes, ou seja, se isso não acontecer retome a posição inicial e analise o próximo exercício, esse princípio se resume na utilização de todos os outros princípios.

Pilates pode ser praticado por qualquer pessoa, atletas (bailarinos, jogadores, nadadores, etc.), artistas, pessoas com problemas osteoarticulares, muscoesqueléticos e outras enfermidades. Pessoas idosas, pessoas a partir dos 6 anos de idade, mulheres grávidas, indivíduos com excesso de peso, etc.

Pratique Pilates, sinta os benefícios e tenha um corpo e mente mais saudável.


Rua Manoel Bandeira, 190, Vila Liberdade, Jundiaí - SP | Fones: 11 2816-3316 | 3963-2025