Home | A Clínica | Dra. Juliana Zochetti | Profissionais | Especialidades | Parcerias | Artigos | Eventos | Contato

Artigos

Benefícios do pilates para o idoso

A Organização Mundial da Saúde define idoso em países desenvolvidos a partir dos 65 anos e em países subdesenvolvidos a partir dos 60 anos, mas classificar um idoso simplesmente pela idade não é um processo fácil, pois o processo de envelhecimento não é algo simples que tenha apenas o ponto de vista cronológico, visto que o processo de envelhecimento do ser humano começa antes mesmo dos 60 anos por volta da terceira década de vida.

Neste processo o corpo sofre mudanças como a perda de massa muscular e óssea, a diminuição da coordenação motora e do equilíbrio e agilidade, a diminuição na concentração e memória, a diminuição na percepção e de velocidade; além das mudanças biológicas os fatores ambientais como qualidade de vida, alimentação, fumo, sedentarismo, aspectos socioeconômicos intensificam essas mudanças. Nesse contexto a qualidade de vida do idoso já não é mais a mesma, a manutenção de um estilo de vida saudável com a prática regular de atividade física torna-se necessária para a pessoa idosa contribuindo assim para a melhora também nos aspectos sociais e psicológicos da pessoa idosa.

O Pilates tem como principal objetivo desenvolver corpo e mente de uma maneira integra, exercitando-se sem forçar o coração e outros órgãos internos, fazendo com que a pessoa fique mais consciente de si mesma, beneficia o alinhamento postural, aumento da mobilidade articular, força, tônus, flexibilidade e resistência muscular, melhora a coordenação e equilíbrio, estimula a consciência corporal, melhora a estabilidade da musculatura paravertebral, abdômen e glúteos (Power House), atenua a incontinência
urinária, aumenta a eficiência dos movimentos, alivia grande parte das dores entre outros benefícios.

Podemos afirmar então que o Pilates é um dos exercícios físicos que contribuem muito para a melhora da qualidade de vida do idoso. Não é uma atividade de impacto, pode ser adaptada às suas condições físicas, contribui para sua melhora tanto física quanto cognitiva, sendo que, seus princípios trabalham a concentração e a respiração fatores que auxiliam na melhora cognitiva. Além do trabalho muscular que tem como objetivo principal trabalhar os músculos estabilizadores do corpo, melhorando o equilíbrio, agilidade, velocidade e coordenação motora. Contribuindo também para o convívio social do idoso.

A prática regular do Pilates trás para o idoso a melhora na capacidade funcional, mobilidade e qualidade de vida durante o envelhecimento, trazendo para este idoso um estilo de vida mais ativo proporcionando um envelhecimento saudável e de qualidade.


Rua Manoel Bandeira, 190, Vila Liberdade, Jundiaí - SP | Fones: 11 2816-3316 | 3963-2025