Home | A Clínica | Dra. Juliana Zochetti | Profissionais | Especialidades | Parcerias | Artigos | Eventos | Contato

Artigos

Eu só quero chocolate! Conheça os benefícios e a composição dessa delícia!

Como é feito?
Os grãos de cacau são separados da polpa e depois fermentados. Secos, são torrados, separados das cascas e moídos. Durante a moagem a temperatura aumenta e o componente gorduroso das sementes se derrete. Esta gordura derretida passa a envolver o cacau moído, formando um líquido viscoso, marrom, amargo, chamado LICOR DE CHOCOLATE.

A partir do Licor de Chocolate é possível produzir os produtos do chocolate. Adiciona-se açúcar, manteiga de cacau e sólidos de leite:

Variedades:
•O CHOCOLATE AMARGO ou licor de chocolate é o grão de cacau torrado e moído. Deve conter entre 50% e 58% de gordura.

•O CHOCOLATE MEIO AMARGO é uma mistura preparada com licor de chocolate,manteiga de cacau, açúcar, um emulsificador e, algumas vezes, aroma de baunilha. Deve conter 35% de gordura (a presença de açúcar diminui a porcentagem de gordura).

• O CHOCOLATE AO LEITE em geral contém menos licor de chocolate (10% a 35%) do que o escuro (30% a 80%), porque os sólidos do leite que são acrescentados reduzem a porcentagem de licor.

•Já o CHOCOLATE BRANCO não passa de gordura de cacau ou manteiga de cacau, misturada com leite e açúcar. Sendo que a manteiga de cacau é rica em gordura saturada.

Qual é a porção recomendada?
1 tablete pequeno = 30g.

Escolha os chocolates com maior teor de cacau, como amargo e meio amargo. Pois contém maior porcentagem de flavonóides (antioxidantes), menor teor de gorduras totais e saturada e são menos calóricos.

O que o chocolate tem?
• Flavonóides: Os flavonóides são compostos antioxidantes que aumentam a concentração do colesterol bom (HDL), e ainda reduzem a oxidação do colesterol ruim (LDL), deixando livre o trânsito nasartérias. Fortalecem os capilares sanguíneos, facilitando as trocas gasosas e o trabalho dos pulmões, além de favorecer a saúde cardiovascular.

Outras fontes alimentares: framboesa, morango, tomate, uva, vinho e no chocolate.

QUANTO MAIS AMARGO O CHOCOLATE, MAIOR A QUANTIDADE DE FLAVONÓIDES QUE ELE CONTÉM.

Theobromina e Feniletilamina: Conjunto de substâncias promotoras de bem estar, que estimulam o centro de prazer
localizado no cérebro.

Triptofano: É o precursor da Serotonina, um neuro-transmissor que dá a sensação de calma e prazer.

COMPOSIÇÃO ORIGINAL DIET LIGHT
Calorias
36 Kcal
32,2 Kcal
27 Kcal
Gordura
2,4g
2,5g
1,65g
Gordura Saturada
1,45g
1,5g
0,9g
Açucar
Não descreve
0,75g
0,6g

Fique atento às versões DIET E LIGHT!
O chocolate diet apresenta mais gordura que o original, para que o sabor fique mais próximo ao normal.

Qual seria a escolha mais saudável?
Se você maneirar na quantidade ingerida, o normal, que é mais gostoso e barato, não vai fazer mal algum. Isto também vale para os diabéticos que estão com a glicemia sob controle.

Produtos diet e light nem sempre representam as melhores escolhas. Verifique o rótulo, comparar os produtos e escolher a melhor opção.

É importante comer o que se tem vontade, pois a privação de algum alimento pode gerar uma futura compulsão para saciar o desejo e a frustração (e ainda facilitar o ganho de peso pelo exagero calórico). Vale muito a pena investir no equilíbrio e nas escolhas que respeitem as suas necessidades.

Curiosidades:
Qual o melhor horário para consumir?
É melhor comer de manhã ou ao final da tarde. Pois nesses períodos ocorrem picos de secreção de cortisol, o hormônio do estresse. E o chocolate ajuda a aplacar o nervosismo.

Por que o chocolate derrete na boca?
A gordura do chocolate derrete entre 30ºC e 36ºC, de modo que, à temperatura ambiente, ele é relativamente sólido e quebradiço, mas derrete na boca, liberando o máximo de sabor e produzindo uma sensação macia.

Chocolate causa acne?
Não está comprovado que o chocolate cause acne. Fatores como ansiedade e estresse podem agravar o quadro, e neste caso, o chocolate acaba sendo um bode expiatório. Pessoas ansiosas comem muito chocolate e o culpam, sem perceber que a ansiedade é a verdadeira causadora do problema.

Chocolate vicia?
As pessoas não se viciam em chocolate. Mas o corpo se acostuma com a sensação de bem estar e, as pessoas sentem desejo por comê-lo.

Causa dor de cabeça?
Esta relação ainda não foi verificada. Na maior parte das vezes é o estresse, os padrões de sono, a fome e as mudanças hormonais que causam a dor de cabeça. No entanto, em pessoas sensíveis, o chocolate pode desencadear enxaqueca devido a presença de feniletilamina.

De onde vem a palavra 'Chocolate'?
Esta palavra deriva dos nomes que os astecas davam para a árvore e para a bebida que preparavam com os grãos. Estas palavras ainda vivem hoje no México como choclatl para a bebida e cacauatl para a árvore.

FONTES:
Barham, P. A ciência da culinária. Ed. Roca, 2002.
Philippi, ST. A dieta do bom humor. Ed. Panda books, 2006.
Guia de nutrição. Ed. Abril, 2010.
O futuro do diabete. Ed. Abril, 2011
124 trocas e combinações inteligentes. Ed. Abril, 2011.
73 mitos alimentares. Super interessante, 2010.
Wolke, RL. O que Einstein disse a seu cozinheiro. Ed. Jorge Zahar, 2003.
RG Nutri. (www.rgnutri.com.br)


Rua Manoel Bandeira, 190, Vila Liberdade, Jundiaí - SP | Fones: 11 2816-3316 | 3963-2025