Home | A Clínica | Dra. Juliana Zochetti | Profissionais | Especialidades | Parcerias | Artigos | Eventos | Contato

Artigos

As dietas da moda funcionam?

As dietas da moda prometem resultados milagrosos e rápidos, que enchem os olhos de quem quer emagrecer. Conheça um pouco melhor algumas destas dietas:

DIETA DA NOIVA
Como funciona: Sem precisar ficar hospitalizada, a paciente toma uma anestesia local, um tubo é inserido pelo nariz até chegar ao estômago. A pessoa passa dez dias ingerindo uma mistura líquida de água, proteína e gordura (800 calorias por dia) através da sonda. Para isso precisa carregar um aparelhinho em uma bolsa aonde quer que vá para bombear o líquido para o tubo.

Será que todo este esforço vale a pena?

DIETA DO DR. ATKINS
Como funciona: Segundo o Dr. Atkins a rota mais curta para o emagrecimento baseia-se em grande quantidade de gorduras e proteínas e nenhum carboidrato. A restrição de carboidratos pela sua dieta faz com que o organismo recorra a seus estoques de gordura para produzir energia.

Os resultados nem sempre são os esperados.

DIETA DE SOUTH BEACH
Como funciona: O carboidrato também é considerado um vilão, principalmente o refinado que aparece nas farinhas brancas. Os adeptos devem permanecer algumas semanas sem ingerir carboidratos e elevar a quantidade de proteínas e de gorduras da dieta, este período é chamado de ‘desintoxicação do açúcar'. Depois iniciam o consumo de carboidratos complexos (grãos integrais, frutas, legumes, entre outros).

O que estas dietas têm em comum?

Restrição de carboidrato e elevado consumo de alimentos ricos em proteína e gordura.

A restrição de carboidratos não é ideal, já que este macronutriente é a fonte principal de energia para as atividades do cotidiano. O indivíduo sente dor de cabeça, fraqueza, desidratação e tontura, além de tristeza e irritação.

A constipação intestinal é comum, pois a ingestão de fibras não atende as necessidades do organismo.

A elevada ingestão de proteína e gordura animal pode aumentar o risco de muitas doenças, como dislipidemia, doenças cardiovasculares e câncer.

Estas dietas funcionam para perder peso?

Os adeptos das dietas em questão provavelmente perderão peso, mas não haverá manutenção do peso perdido. São estratégias de curto prazo, de resultados rápidos que não se mantém ao longo da vida, além de que podem causar sérios agravos à saúde.

Sem a reeducação alimentar, a relação com a comida se mantém a mesma e o estilo de vida não sofre mudanças. A tendência é voltar ao peso inicial ou, na maioria dos casos, ganhar o dobro do peso anterior.

A alimentação deve ser natural, equilibrada, saborosa e sem culpa. Assim, você alcança e mantém o seu peso ideal sem sofrimento ou restrições, além de ganhar saúde e qualidade de vida!

Consulte um Nutricionista e inicie a sua Reeducação Alimentar!


Rua Manoel Bandeira, 190, Vila Liberdade, Jundiaí - SP | Fones: 11 2816-3316 | 3963-2025