Home | A Clínica | Dra. Juliana Zochetti | Profissionais | Especialidades | Parcerias | Artigos | Eventos | Contato

Artigos

Psicoterapia - Reflexões e entendimentos sobre si!

O objetivo é a tomada de consciência. Na medida em que vivemos, inevitavelmente estamos inseridos em uma constante dinâmica de trocas com maior ou menor intensidade afetiva, viabilizando a formação de vínculos construtivos e/ou destrutivos, inerentes ao processo evolutivo de todo o ser humano. Entretanto, estas trocas sejam no âmbito material e/ou imaterial, acontecem tanto de maneira consciente como de maneira inconsciente, e afetamos e somos afetados muitas vezes sem a percepção e a dimensão do contexto onde estamos inseridos. Consequentemente, nos identificamos e absorvemos as experiências vivenciadas adquirindo e desenvolvendo capacidades e habilidades, assim como traumas e pré-conceitos. E invariavelmente os conflitos e queixas decorrentes destas dinâmicas são manifestados em sintomas, que nada mais são que indicadores de desequilíbrios emocionais, psíquicos e/ou físicos, muitas vezes desencadeados por padrões destrutivos de comportamentos, pensamentos e/ou sentimentos nas mais diversas áreas do contexto humano.

Normalmente, as sessões de análise acontecem em períodos de 50 minutos semanal ou quinzenalmente, onde o cliente trás questões/situações para trabalharmos de forma integral.

O trabalho do analista consiste em acolher, mediar e estimular o cliente através da escuta, dos questionamentos, das reflexões e ponderações que por vezes, provocam confrontamentos de informações e idéias, ampliando posicionamentos e conceitos iniciais. E paralelamente ajuda o cliente no atravessamento desse processo de conscientização, entendimento e resignificação das próprias dinâmicas existenciais, decorrente do contato com seus conteúdos inconscientes, que obviamente possibilita e viabiliza a ativação do respectivo curador interior do próprio cliente. O processo analítico acontece do dialogo entre analista e cliente, dentro de um consultório ou “set terapêutico”, e que podemos entender como um local sagrado por oferecer segurança, sigilo e estimulo para falar de si, de questões pessoais, de pontos de vista aberta e sinceramente. Basicamente a psicoterapia com orientação junguiana, também conhecida como psicologia profunda ou psicologia analítica, destina-se as pessoas que buscam um melhor entendimento de si mesmo(Self), assim como sua interelação com o meio em que está inserido, seja em dinâmicas de contexto: Familiar; Amor/Romance; Profissional/Atividade Ocupacional; Religiosidade/Sagrado/Espiritual; Socioeconômico; e/ou Físico/Corpo.


Rua Manoel Bandeira, 190, Vila Liberdade, Jundiaí - SP | Fones: 11 2816-3316 | 3963-2025