Home | A Clínica | Dra. Juliana Zochetti | Profissionais | Especialidades | Parcerias | Artigos | Eventos | Contato

Linfedema Clínica

O que é linfedema?
Linfedema ou edema linfático é o acúmulo de líquido (composto de sais, eletrólitos e proteínas produzidos pelas células do nosso corpo) nos espaços intersticiais ocasionando um inchaço. Esse inchaço causa um aumento da região afetada diminuindo nossa capacidade de movimentos, aumento do peso corporal e modificações estéticas. Esse edema é causado por disfunção em nossos vasos linfáticos.

O que são vasos linfáticos?
Os vasos linfáticos fazem parte do nosso sistema circulatório. Sua função é recolher o líquido produzido pelas nossas células. Os vasos linfáticos são muito finos e delicados. Estão localizados no interstício (derme, juntamente com o nosso tecido adiposo/gordura). Outra função dos vasos linfáticos é captar agentes agressores (vírus e bactérias) no nosso organismo e conduzir até os gânglios linfáticos (linfonodos) para serem destruídos pelos nossos linfócitos (células especializadas em defesa do nosso organismo).

Classificação do linfedema:
Os linfedemas são classificados em:
- Primários: quando paciente apresenta edema em braços e ou pernas sem causa definida. Pode apresentar a partir dos 2 meses de vida.
- Secundários: quando paciente apresenta edema em braços e ou pernas após um processo infeccioso, tumores (neoplasias), fraturas ortopédicas graves, ou problemas circulatórios venosos ( insuficiência venosa crônica).

Tratamento do linfedema:
O tratamento do linfedema é essencialmente clínico. O médico realiza a terapia medicamentosa com medicação apropriada ao diagnóstico e o fisioterapeuta realiza a terapia física complexa.

O que é Terapia Fisica Complexa?
É uma técnica de tratamento usada pelo fisioterapeuta para o controle do linfedema. Essa terapia consiste em: drenagem linfática manual, compressão pneumática intermitente, uso de contenção (elástica ou inelástica), exercícios linfomiocinéticos, e orientações com cuidados da pele ( para evitar lesões da pele e consequentemente infecções que podem agravar o quadro do linfedema).

Rua Manoel Bandeira, 190, Vila Liberdade, Jundiaí - SP | Fones: 11 2816-3316 | 3963-2025